domingo, 3 de janeiro de 2010

Manifesto da Fraternidade Virtual de Wiccanos Solitários (FVWS)



Salve, pagãos e pagãs, feiticeiros e feiticeiras, bruxos e bruxas, wiccanos e wiccanas. Esse manifesto se dirige a todos que se identificam como wiccanos(as), mas não encontram um coven adequado para si; ou aspiram a criar, ou têm de fato, “sua própria visão” da wicca que não seria, ou não é, bem aceita por wiccanos tradicionalistas.


Venho então convidá-los a nos associarmos virtualmente (por meio da internet) para trocar idéias, materiais instrutivos, para auxiliar uns aos outros a construir nossas idéias wiccanas enquanto solitários(as), compartilhando nossas experiências em diálogo. Convido-os também a mostrar virtualmente parte de nossa dedicação religiosa como wiccanos(as) solitários(as) de modo que possamos reforçar o wiccano(a) solitário(a) como caminho possível e legítimo dentro da wicca, junto aos caminhos de iniciação tradicional.


Nós, como wiccanos(as) solitários(as), temos diferentes níveis de acesso a livros, artigos e à instrução sobre wicca e assuntos relacionados. Alguns de nós, ainda, procuram covens e outros grupos sociais a fim de expandir o acesso e, às vezes, conseguir orientação. Mas esses covens ou outros grupos muitas vezes têm problemas internos, têm laços instáveis ou possuem exigências, regras ou contingências com as quais não concordamos ou não conseguimos conviver.


Nesse mundo interligado pela internet, nós podemos formar um grupo reunido a partir de grupos de discussão e compartilhamento de arquivos, e blogs para podermos estar nos comunicando guiados por um sentimento de solidariedade e respeito com fins de construirmos uma religiosidade própria enquanto wiccano(a) solitário(a), com idéias e tradição próprios e individuais.


Ainda se tem uma idéia forte acerca de certo privilégio atribuído ao wiccano iniciado em coven, com uma tradição forte por ser compartilhada e por permanecer através do tempo; e também por possuir um sistema organizado de aprendizagem. Essa idéia positiva atrelada ao wiccano iniciado em coven atrai os iniciantes ou wiccanos de baixa estima e afasta aspirantes à wicca com idéias/práticas originais de wicca a ponto de não se considerarem wiccanos(as).


Mas a prática da wicca solitária é bem aparada por tradições wiccanas como a Wicca Seax, de um conceituado wiccano e escritor chamado Raymond Buckland e a Wicca Céltica, descrita por Gary Cantrell em “Wicca – Crenças e Práticas”, sem mencionar livros publicados direcionados para o wiccano(a) solitário(a) escritos pelo próprio Buckland e por outro conceituado escritor e wiccano, Scott Cunninhan.


A idéia de uma religiosidade wiccana com idéias originais, ou seja, uma tradição wiccana personalizada com traços organizados de forma criativa conforme a preferência do wiccano é uma idéia estimulada em vários manuais de wicca. Quando fala da devoção aos deuses, Buckland escreve: “Mas essa é uma das vantagens da Wicca – não existem regras fixas, nem leis escritas em pedra. Você trabalha com o que serve pra você enquanto indivíduo”. E Gary Cantrell afirma: “Todos nós temos diferentes entendimentos ou interpretações de muitos aspectos da Antiga Religião, e cada uma dessas interpretações é, por definição, a correta para aqueles que a abraçam”.


A aprendizagem do bruxo(a) solitário(a) é mais livre e autônoma. Porém alguns têm dificuldades, dúvidas, necessidade de compartilhar pensamentos ou/e limitado acesso a materiais didáticos. Se unirmos virtualmente os vários solitários(as) em torno de um projeto de comunicação e estudo informados por um sentimento de solidariedade, ao compartilhar materiais com os outros, e respeito, pelas diferentes idéias dos indivíduos, sem querer impor verdades, podemos tornar visível e até palpável aquilo a que Buckland se refere quando escreve em seu manual “O Guia da Tradição Wicca para Solitários”: “Lembre-se de que você nunca está sozinho”; ou seja, sempre se faz parte de um grupo com aspirações semelhantes, mas nem sempre é visível e palpável. Está implícito um maior poder pessoal advindo da idéia de nunca se estar sozinho, o que uma união ou forma de associação pode fortalecer.


Nós, wiccanos(as) solitários(as) estudamos/praticamos a Wicca tanto quanto um iniciado em coven. Sabemos tanto quanto o mesmo. Se pudermos mostrar isso de alguma forma, poderíamos ganhar algum respeito. Não quero dizer que devemos nos mostrar apenas aos iniciados em coven. Mas mostrar até entre nós mesmos quem somos e que de fato somos dedicados de alguma forma à Wicca e merecemos ser chamados wiccanos(as). Essa forma seria um blog com obras do wiccano(a) com temática wiccana. Seríamos também bons participantes em discussões em outros grupos virtuais com fins de discutir sobre a Wicca. Devo frisar que se agiria com respeito às diferentes idéias e com o objetivo de aprender e compartilhar idéias e experiências.


Chamo então todos aqueles que se identificam com a wicca e que queiram seguir um caminho solitário mais agradável, livre, construtivo e respeitável para que venham compartilhar seus estudos e experiências com seus irmãos de ofício. Sempre com os sentimentos de solidariedade e respeito a diferenças. Leia o projeto da Fraternidade e participe dessa organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário